16/10/2011

Boas Maneiras nas Redes Sociais

As redes sociais são, sem dúvida, uma forma de exposição. As pessoas estão ali para se relacionarem de alguma maneira. Até aí... tudo bem.
O que acontece é que tenho reparado no comportamento das pessoas no Facebook e tenho ficado estarrecida. Não sei se o que me preocupa mais é a falta de educação e bom senso nas redes ou se as pessoas de um nível econômico e intelectual altos é que estão com seus comportamentos sociais completamente desajustados.
Não é porque existe um campo dizendo "No que você está pensando" ou "O que você está fazendo", que você vai dizer exatamente tudo o que faz. Não interessa para quase ninguém se a pessoa está almoçando, embarcando, desembarcando, indo dormir, pegando um táxi, tomando banho, escovando os dentes, etc...
Tem quem poste tudo o que come e meu medo é que essas pessoas começem a postar fotos do resultado do processo digestivo delas!
Me choquei outro dia com um amigo que postou uma foto dele no hospital fazendo inalação. Além de assustar e preocupar num primeiro momento, não é uma visão agradável. Se sua namorada acha lindo ver tudo o que você faz ou se você precisa de um álibi no trabalho, ótimo, configure a postagem só para quem você precisa que veja isso!!!
O Facebook tem tantos recursos de privacidade, por que as pessoas não utilizam?
Fico indignada porque acredito que as pessoas precisem manter um comportamento adequado de privacidade em suas relações de trabalho e outros grupos e sei que elas não estão se privando porque estou vendo coisas que não tenho intimidade para ver ou ler!
Cada vez que uma dessas aberrações me aparecem fico imaginando qual será o próximo passo... o que elas vão expor mais? Vão postar fotos vomitando, indo ao banheiro, no ginecologista, fazendo exame de próstata, transando, tomando banho de touca, se depilando, cortando as unhas... o que mais está faltando?
Outro dia vi uma seleção de fotos do nascimento do primeiro filho de um conhecido. Juro para vocês que a única foto que faltou foi a da mulher dele com as pernas abertas parindo! J U R O! Foi por muito pouco que nós, amigos do fulando, não fomos completamente invadidos por esse momento horroroso!
Agora sobre as questões escritas... vale tomar cuidado com o que se escreve na página dos outros! Você não sabe se seu amigo contou para Deus e o mundo que vai viajar ou ele pode fazer questão que uma pessoa do FB dele não saiba, então não seja ridículo de ir lá na página perguntar como está a viagem! Segura esse dedo louco no teclado! E se for impossível, mande mansagem privada!
Parta sempre do princípio que nem todo mundo se expõe inteiro nas redes sociais! Seja discreto.
Se você não fala há muito tempo com uma pessoa, mesmo que ela tenha sido sua namorada, não cometa a grosseria de escrever comentários vulgares em postagens dela, como se você soubesse tudo o quê ela anda fazendo por aí ou dando a entender que você conhece coisas dela que o mundo inteiro desconhece! Talvez isso aconteça unicamente com você, então também é adequado se preservar para que sua ação não receba uma reação onde você mesmo se exponha negativamente perante seus amigos e familiares (que realmente não te conhecem).
Não agrida uma pessoa que só escreveu algo que ela acredita na página dela (isso seria democracia, não?) só porque vestiu uma carapuça. Provavelmente a pessoa não pensou em você quando postou, mas tenha certeza que ela se lembrará da sua atitude para sempre e você possivelmente estará na lista negra de pessoas perigosas da rede social dela! Pessoas sem noção do espaço do outro, sem limites, sem educação!
É claro que os comentários são para serem feitos e com pessoas civilizadas é possível discordar, conversar, filosofar, contestar, é para essa interação que as redes existem. É saudável, é legal. Tem amigos que você pode ir mais longe nas brincadeiras, nas críticas, nas sugestões. Tem amigos que não. Compreenda esse limite. Se você faz isso na vida real, faça também na virtual!
Ah, outra coisa... caia na real de que você não é uma mídia, uma estação de rádio, um jornalista (a menos que você realmente seja!). Seja um pouco autêntico e pare de só repostar o que sai em qualquer site de notícias ou postar músicas e vídeos o dia inteiro! Entope a página dos outros, tenha senso que as pessoas acompanham muitas outras e que muitas outras são super legais e têm um excelente conteúdo pessoal ou profissional, autêntico, de própria autoria e seus amigos querem ler isso! Claro que uma ou outra notícia, música, vídeo,  que interesse a você e queira postar, com uma mensagem é válido, mas não faça só isso, é enjoativo e as pessoas são obrigadas a "ocultar todas as suas postagens".
Na minha opinião, autenticidade com limite é o que precisa ser estabelecido nas redes sociais!


DICAS ESTÉTICAS PARA POSTAGENS DE FOTOGRAFIAS

FOTOS DE ALIMENTOS

Fotos de comidas só são bacanas se fizer algum sentido com o texto da sua postagem. Ainda assim, preste atenção na qualidade da foto, pois uma das coisas mais difíceis de serem fotografadas é alimento. Seu prato pode estar lindo, mas a fotgrafia dele tirada de seu celular pode parecer um prato com bichos gosmentos! Não é o caso de deixar seus amigos com nojo ou depor contra o Chef de Cozinha que lhe serve!

FOTOS DE CRIANÇAS

Não detone seu filho!!!
Não é porque você acha sua filha de 12 anos linda dormindo no sofá com o cabelo todo desgrenhado e boca aberta que seus amigos do Facebook vão gostar. Além disso, um dia ela se revoltará contra essa sua atitude sem noção e você terá que pagar terapia para ela se recuperar e para você entender porque no seu inconsciente quis detonar com a imagem da menina (provavelmente por inveja!).

FOTOS DE BEBÊS

Seu bebê é uma gracinha!
Mas por favor, mostre-o todo fofinho, limpinho, arrumadinho, num ângulo e iluminação legal na fotografia. É simples, olhe a foto e veja se seu filho de verdade parece o monstro que apareceu na foto! Se aparecer é porque a foto está mal tirada e/ou você não cuidou de um mínimo de produção.
Acredite em mim... ninguém, mas ninguém mesmo está interssados em ver seu bebê pelado, com Hipoglós na virilha e numa posição onde a criança parece uma boneca defeituosa, com uns bracinhos curtinhos, sem cotovelo e ainda num cenário horroroso! Isso é imagem de filme de terror!
Vamos respeitar a visão de nossos amigos e a privacidade do bebês (sim, eles têm esse direito!!!)???
Não é porque é um bebê que você pode explorar a nudez da criança. Inclusive não se esqueçam dos crimes de pedofilia que acontecem na internet. De preferência feche as fotos das crianças, de qualquer idade, para todos aqueles que não são íntimos*.

FOTOS DE GRÁVIDAS

Não serei piedosa... vamos lá... CHEGA DE FOTO COM OS SAPATINHOS NA BARRIGA ou FAZENDO CORAÇÃO COM AS MÃOS.
E outra... grávida não precisa tirar foto nua, como a Demie Moor na Vanitfair. Vou contar para vocês porquê. Porque simplesmente são pouquíssimas as mulheres que ficam com uma barriga lindíssima e o corpo inteiro perfeito, bem como são pouquíssimos os fotógrafos que fazem uma boa iluminação a fim de favorecer seu corpo e a LUZ da SUA MATERNIDADE.
Estou vendo barrigas horrorosas invadindo e xplodindo na minha cara qd abro o FB! E podem me xingar que estou muito escorpiana hoje, sim estou! A propósito, o blog é meu e escrevo o que quiser! Não aceito nenhum ditador tirano e/ou ex namorado vindo aqui se meter! Ninguém está pedindo permissão para invadir minha tela de computador com cenas de terror!
E também não me venha dizer que sou insensível porque sou sensível demais para captar a alma de uma mãe, uma barriga mostrada de forma linda e sutil, assim como é a gravidez.
Tudo, para mim, tem que ser tratado com respeito, principalmente qualquer expressão de divindade e não existe nada mais divino que uma mulher grávida. Então nada de banalizar e comercializar barrigas com sapatinhos! No olhar e sorriso de uma grávida tem muito mais estória para se contar do que na barriga!
Para mim, foto bonita de grávida é isso aqui que fiz com minha amiga Danielle:

http://lumilanovfoto.blogspot.com/

FOTOS EM GERAL

Não é preciso ser fotógrafo para tirar fotos e postá-las, mas já que as máquinas digitais e celulares proporcionam a facilidade de tirar quantas fotos quiserem, vale pelo menos prestar atenção ao objeto e coisas que compõe aquele cenário, uma iluminação que favoreça a foto e o objeto e não que menospreze a ambos. Uma dica é prestar atenção nas fotos de revistas, imagens na própria internet, imagens de amigos que as fotos lhe são agradáveis aos olhos. Comece a perceber as diferenças de uma boa imagem para uma imagem ruim. Leia a foto depois de tirá-la. Observe se as proporções do corpo são as mesmas e não poste fotos de amigos em condições desfavoráveis, seja elegante!
Lembre-se... tudo o que você tirar de baixo para cima aparecerá maior. Se tirar foto de uma pessoa de perna grossa, de baixo para cima, as pernas parecerão um tronco de árvore e essa pessoa vai te matar!

* Ser íntimo significa frequentar sua casa em qualquer ocasião!