27/05/2010

Os Quatro Compromissos - Filosofia Tolteca

PRIMEIRO COMPROMISSO: seja impecável com sua palavra. Através da palavra torna-se possível a expressão do poder criativo. A palavra é um instrumento de magia: branca ou negra. Uma faca de dois gumes: pode materializar o mais exuberante dos sonhos ou destruir uma nação. Dependendo de como é usada, ela pode gerar liberdade ou escravidão. Ser impecável é não contrariar sua natureza, é assumir a responsabilidade por seus atos, pensamentos e sentimentos, sem julgamentos ou culpas. Sem peccatu. Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente a sua energia, ou seja, não desperdiçar ou perder energia e poder pessoal. É usar a palavra na direção da verdade e do amor por você. Se você se comprometer a ser impecável com sua palavra, basta essa intenção para que a verdade se manifeste por seu intermédio e limpe todo o veneno emocional que existe em seu interior.

SEGUNDO COMPROMISSO: não leve nada para o lado pessoal. Se você leva tudo para o pessoal é porque concorda com o que está sendo dito. Ao concordar todo o veneno passa a fazer parte de você. O que causa seu próprio envenenamento é o que os toltecas chamam de importância pessoal, expressão máxima do egocentrismo. Nada do que os outros fazem é motivado por você, é por causa deles mesmos. Todas as pessoas vivem em seu próprio sonho, nevoeiro ou mente, inclusive você. Se você aceita o lixo emocional do outro, ele passa a ser seu também. Se você se ofender sua reação será defender suas crenças e criar mais conflitos. Então, se você fica brava comigo, sei que está lidando consigo mesma. Sou apenas uma desculpa para você se irritar e fingir que não tem medo. Mas na verdade, sua braveza é uma expressão do seu medo. Sem medo não existe motivo para se irritar, brigar ou me odiar. Sem medo, não há motivo para sentir ansiedade, ciúme inveja.

TERCEIRO COMPROMISSO: não tire conclusões. Temos a tendência a tirar conclusões sobre tudo. Interpretar tudo segundo nossa ótica, nossa mente, nossas crenças. É que acreditamos que elas são verdadeiras. Poderíamos jurar que são reais. Tiramos conclusões sobre o que os outros estão fazendo e pensando - levamos para o lado pessoal -, então os culpamos e reagimos enviando veneno emocional com nossa palavra. Por isso, fazemos presunções, estamos pedindo problemas. Tiramos uma conclusão, entendemos de modo errado, levamos para o pessoal e acabamos criando um grande conflito interno, familiar, profissional, mundial, do nada. Como ficamos com medo de pedir esclarecimentos, tiramos conclusões e acreditamos estar certos sobre elas; depois as defendemos e tentamos tornar a outra pessoa errada. Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento. O grandemitote na mente humana cria um bocado de caos, que faz com que interpretemos mal e tudo errado. Apenas enxergamos o que queremos enxergar e escutamos o que queremos escutar. Temos o hábito de sonhar sem base na realidade. Literalmente, enxergamos e escutamos coisas com nossa embaçada imaginação.

QUARTO COMPROMISSO: dê sempre o melhor de si. Na verdade, esse é o compromisso de colocar na prática os outros 3 compromissos. Você nasceu com o direito de ser feliz. Nasceu com o direito de amar, de aproveitar e compartilhar seu amor. Você está vivo. Portanto, tome sua vida e a aproveite. Não resista à vida que está passando através de você, porque é Deus passando através de você. Apenas sua existência prova a existência de Deus. Sua existência prova a existência da vida e da energia.


Conceição Trucom

Somos Todos Um

21/05/2010

Eu tenho um coração Húngaro

Hoje ganhei um presente, meu primeiro objeto da Hungria. É um porta níquel de um material que parece casca de côco misturado com couro, portanto ele é bem sólido, leve, oco e tem um pingente para pendurá-lo na bolsa. É vermelho, lindo, flamejante!
Segurei-o em minhas mãos observando e pensei: "parece um coração humano e éflamejante". Nesse instante ele criou uma espécie de vida pulsante e imediatamente percebi a conexão que veio de lá da Hungria para mim, através de uma das pessoas que mais amo, a Tiê.
Há algum tempo venho resgatando em mim as origens húngaras, começando com uma profunda identidade que vem surgindo com meu sobrenome, Milanov, mas principalmente através da imagem do feminino e do espírito cigano.
Venho notando que embora tenha sido o lado da família que não tive contato algum, a não ser o mínimo, ainda de criança, com a tia Teresa e tio Ladslau (que eu chamava de tio Au-au... rs),
é o lado das minhas origens que pareço ter mais semelhanças comportamentais e mentais. Sinto que esse é o sangue que vibra mais forte. Então, nessa nova fase da minha vida, vou receber esse coração húngaro, que atravessou o oceano para chegar até mim e utilizá-lo da forma mais pulsante possível. Nele vou guardar as expectativas, esperanças, sonhos e desejos e fazer vibrar um monte de coragem nas ações que vão se transformar em realização. Vou fazer despertar meu espírito cigano.

03/05/2010

No Caminho da Verdade

Alguma coisa aconteceu há exatamente um ano atrás, em Chicago, que mexeu comigo. Talvez nada exatamente tenha mexido e sim, algo tenha se encaixado, se equilibrado, se centrado. Voltei de lá resgatando sonhos e sabendo que faria de tudo para colocá-los em prática. Confrontei aspectos meus que estavam adormecidos. Me confrontei também com meu ego que foi testado e enxerguei minha alma mais nítida, mais clara, mais pura. Aprendi que o que parece tão real na forma material pode ser a mais perfeita personificação da ilusão. Aprendi que real é o que está bem dentro de nós e que não é corrompido jamais, por mais atraentes que sejam as tentações (e elas sempre são). Sempre, o caminho certo a trilhar é aquele dos desejos permanentes. Só a alma conhece. É aquele, que em qualquer circunstância, você é capaz de abrir mão de tudo, menos daquilo. Todos os outros desejos são passageiros.
Tudo o quê eu constatei como realidade, possibilidade, sonho possível, hoje, me mostram que estava certa. Estou trilhando o caminho certo. Continuo no caminho da luz, da luz da minha alma, daquilo que é mais profundo e mais intenso, que vibra em mim como verdade. De tudo que é conectado com a vida! A eterna, cósmica...