09/07/2010

Sutra Sagrada - Chuva de Néctar da Verdade - ILUSÃO

"Enquanto assim recita o Anjo na Seicho-No-Ie, aparece um Querubim que roga: "Para o bem-estar da humanidade, para o despertar espiritual dos homens, esclarecei a natureza da ilusão".
Responde o Anjo dizendo:
Supor existente o que é inexistente, nisto consiste a ilusão.
Diz-se ilusão o desconhecimento da Verdade.
Embora o prazer e a dor não estejam na matéria, julgam que eles são pertinentes à matéria,
ora perseguindo o prazer,
ora fugindo da dor
- a tal pensamento invertido se dá o nome de ilusão.
Embora a Vida não esteja na matéria, imaginam que ela está na matéria - a esse equívoco se diz ilusão.
Na verdade, a matéria está na mente.
Embora a mente seja o senhor da matéria e todas as formas e naturezas da matéria sejam criações da mente, acreditam que a mente é dominada pela matéria,
sofrem ou se angustiam segundo as mudanças materiais e não compreendem que a Imagem Verdadeira de si próprio e de sua Vida é a Perfeição e Harmonia - a isso se diz ilusão.
A ilusão e ausência de Luz porque é o oposto da Verdade.
A ilusão é irreal porque se opõem à Realidade.
Tivesse a ilusão existência real, a dor e a angústia que nascem da ilusão teriam também existência real.
Porém, porque a ilusão é ausência de Realidade, dor e angústia são apenas pesadelos que certamente se desfarão e não são a Realidade."

2 comentários:

  1. palavras muito contraditorias seria como cecilia meireles e isto como tudo neste mundo é muito dificil entender mas mesmo assim me responda como lidar ,com a morte de um ente querido ,por favor me ajude

    ResponderExcluir
  2. Sr.(a) Anônimo,
    Esse é um dos ensinamentos do Seicho-No-Ie. Não sei qual a sua fé, mas procurar um desses centros na sua cidade pode ajudar a passar melhor pela sua perda e dor. Eles têm rituais de honra aos antepassados e é uma filosofia muito bonita. Mas se tiver uma fé, uma religião, procure a paz de sua alma através de ensinamentos que te façam entender a impermanência da matéria.
    Só existe uma maneira de lidar com a morte e é através da fé, do entendimento do que é a alma (imortal) e do que é a matéria (corpo que é um veículo de aprendizados para a alma evoluir).
    O sofrimento que passa é inevitável, porém, pode ser melhor compreendido e lidado quando percebe-se a permanência daquilo que nunca morre.
    Paz e Luz!

    ResponderExcluir