24/07/2010

O Sagrado e o Profano

Hoje acordei pensando no que é sagrado e o que é profano.
Profano é tudo o que não é sagrado e que possa violar, macular ou desonrar o sagrado.
Então o que é sagrado? Sagrado para mim, não é nada que se relacione a religião.
Sagrado é tudo que se relaciona com a alma. A plenitude da alma.
Os caminhos dessa vida nos levam a viver o profano e o sagrado em constante conflito.
Osho diz que para conhecermos o sagrado, precisamos conhecer o profano. Porque o profano é vazio e o sagrado é cheio de plenitude. Quando entramos em contato com a plenitude do sagrado, reconhecemos imediatamente a ilusão daquilo que era profano. Numa carta no tarô de Osho, ele diz que todo homem tem que ter metade de Zorba, o Grego e metade de Buda. Ele quis dizer com isso que todos nós temos que desfrutar desse mundo material com consciência. Essa é a metáfora.
Devemos usufruir desse mundo material e de sua beleza na plenitude, rindo, dançando, celebrando, amando, viajando, lendo, aprendendo, conhecendo, sentindo, saboreando, mas com a consciência de um Buda.
Desfrutar do mundo material com consciência é o sagrado.
E sagrado é tudo aquilo que traz imenso prazer a nossa existência, que faz nossa alma plena e satisfeita de uma felicidade sublime e simples.
Profano é tudo o que pode trazer dor e sofrimento, romper com essa plenitude que um dia nossa alma conheceu ou algo que impeça nossa alma de um dia atingir a plenitude.
Para integrar a matéria a alma de forma que toda nossa vida e nossa existência se tornem sagradas, basta reconhecermos aquilo que nos mantém mais vivos por dentro, aquilo que quando nada material existir, ainda permanecerá.

OBS: Pensei em ilustrar esse post com uma foto que aos olhos da maioria poderia ser "profana", porém, para mim, é "sagrada" e decidi não publicar pelo seguinte... o meu profano é tão sagrado para mim, que ao ser exposto seria maculado!

Um comentário:

  1. Que texto lindo e interessante...
    Tem gente que se apega muito às coisas materiais e esquece de cuidar da alma, do que realmente importa...
    Amei, amei..
    Sou tua fã...
    Esse blog é 'sagrado' pra mim...
    Bjok, flor....

    ResponderExcluir