19/07/2010

A Angústia

Há muito não sentia angústia. Sentimento horrível, que aperta o plexo solar e fica ali, remoendo...
Tem pessoas que sentem uma angústia constante e por ser constante já nem percebem. Saem, bebem, comem, grudam na internet ou TV, trabalham mais que o normal, compram demais, limpam coisas, usam drogas (legais ou ilegais) e não percebem que só estão mascarando essa angústia.
Quem sente angústia não consegue ficar consigo próprio em paz, em plenitude, em felicidade.
Um problema ou tristeza não trazem necessariamente uma angústia, trazem dor ou preocupação. Quando você está triste ou preocupado, você sabe exatamente com o quê e o próximo passo é aceitar e resolver a situação. Conforme você vai resolvendo, a tensão vai diminuindo e quando se dá conta está tudo certo.
A angústia não passa porque está ligada ao desconhecido. Não só o sentimento desconhecido, mas o desconhecido futuro. Enquanto você não vai bem lá dentro conversar com ela, ela fica ali apertando seu estômago bem gostosinho. É possível que esse incômodo um dia se torne até prazeroso para algumas pessoas, trazendo o ciclo do prazer ilusório. O sujeito sente a angústia, toma uma droga e sente aquela sensação de bem estar e leveza; sente a angústia de novo e sai para comprar coisas, ah, como se completa com aquelas coisas; aí vem a angústia de novo e sai para beber, comer, conversar, dançar a noite inteira... que delícia, como a pessoa é feliz e incrível! Ahã... é sim...
Ontem representei em 4 constelações familiares. Todos foram muito importantes e significativos para mim. O último foi mais. Porque trouxe para meu presente, minha realidade a sensação de angústia das últimas semanas. E a sensação está ligada a uma das ordens de amor que não podem ser rompidas... a do pertencer.
Olhando para trás, para as últimas sensações angustiantes da minha vida, percebo o padrão de desconexão, de rejeição, de não sentir que pertenço, de sentir que estou sem um lugar.
Acabo de perceber que angústia é desconexão. E desconexão traz profundas inseguranças com relação ao futuro.
Pessoas queridas podem partir dessa vida material e nos sentirmos absurdamente tristes e vazios, porém continuarmos conectados a elas.
Não sentimos desconexão ao perdermos alguém, estarmos longe de alguém ou terminarmos um relacionamento. Sentimos desconexão quando as ordens do amor foram rompidas...

Um comentário:

  1. Ouvi uma frase que me tocou muito: "No momento certo da dor ela sempre vai embora..."
    Lindo, lindo esse texto.. Me fez refletir sobre perda e dor e como reagimos a tudo isso..
    bjok

    ResponderExcluir